Hormônio do Crescimento (GH)



O GH também chamado de somatotropina, é um hormônio secretado pela hipófise anterior é composto por uma cadeia de 191 aminoácidos. A principal função desencadeada por este hormônio é a promoção do crescimento de todo o corpo através da sua ação interventiva na formação protéica, multiplicação celular e diferenciação celular. Sua hipo e/ou hipersecreção é capaz de provocar anomalias físicas como nanismo, gigantismo e em acromegalia em adultos e crianças. Referente ao metabolismo dos macro-nutrientes, ressalta-se que GH promove aumentos de síntese protéica, elevação dos níveis de lipólise, e concomitante redução na utilização do carboidrato para a produção de energia. E, no que concene ao exercício físico, especificamente ao treinamento de força, dados advindos de estudos científicos não corroboram a prerrogativa que atribui ao GH o caráter de eficiência quanto a viabilização da hipertrofia muscular.
Através da sua ação interventiva na formação protéica, multiplicação celular e diferenciação celular, umas das principais características do GH é a pulsatilidade, pois sua concentração pode variar em até 290 vezes em poucos minutos. Este hormônio também apresenta como principais estímulos de liberação o sono, a hipoglicemia, refeições ricas em proteínas, estresse (dor,calor,ansiedade), exercícios e outros agentes (serotonina, estrógenos, adrenalina, entre outros).
O GH também vê sendo efetivamente usado como recurso ergogênico desde o ano de 1988, e foi nos últimos dez anos que o seu uso aumentou drasticamente, independente dos relatos que o afirmam como a “droga” mais cara e utilizada. Dentre os desportistas, evidencia-se que os fisioculturistas são os atletas que mais fazem uso do GH, pois sua modalidade exige altos níveis de massa muscular e baixo de gordura., este hormônio é utilizado para aumentar a hipertrofia muscular, os atletas “julgam” o GH como uma droga eficiente

0 Response to Hormônio do Crescimento (GH)

Postar um comentário